quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ômega 3 e seus benefícios

Eu li a matéria toda e fiquei mto feliz de saber dos benefícios do ômega 3, eu já tomo algum tempo e tudo o que dizem é verdade.

Bjos

 

Ômega-3: a gordura que emagrece

Aclamado por proteger as artérias e combater inflamações, o ômega-3, aquele da linhaça e dos peixes de água fria, mais uma vez surpreende os especialistas: ele daria uma ajuda e tanto na eliminação dos quilos extras

por Adriana Toledo
fotos Dercílio

Página 1 de 3
O status de ácido graxo essencial não deixa dúvidas sobre o caráter indispensável dessa partícula gordurosa para o bom funcionamento do corpo. Mas o argumento irrefutável de que o ômega-3 seria aliado dos rechonchudos na reconciliação com a balança chegou para nos convencer de vez da importância de rechear o cardápio com fontes desse nutriente. Além de pescados como salmão e sardinha, a linhaça fornece doses generosas da substância. A ação contra a obesidade foi discutida no XV Congresso Latino-Americano de Nutrição, realizado há pouco no Chile.

No evento, um dos destaques foi a apresentação do nutricionista Dennys Cintra, da Universidade Estadual de Campinas, no interior paulista. “Várias experiências apontam que a obesidade estaria relacionada a inflamações, e nós sabemos que o ômega-3 tem um bom potencial anti-inflamatório”, conta a SAÚDE!. “Por isso, decidi checar se esse tipo de gordura auxiliaria no emagrecimento”, justifica.

O nutricionista primeiro induziu um grupo de ratinhos a ganhar peso, até se tornarem diabéticos de tão balofos, graças a uma alimentação rica em gordura saturada, como a da picanha. Então, quando os bichos entravam nesse estado, Cintra examinava seu hipotálamo, região do cérebro que controla a fome. “As partículas de gordura saturada provocaram uma superprodução de citocinas, substâncias inflamatórias que impediam aquela área cerebral de disparar o sinal de saciedade”, relata.

O mecanismo, idêntico em seres humanos, se desenrola assim: “Quando nos alimentamos, são secretados os hormônios leptina, pelos tecidos gordurosos, e insulina, pelo pâncreas. Eles avisam o cérebro que é hora de frear o ímpeto de continuar comendo”, ensina a fisiologista Tatiana Rosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Acontece que a inflamação atrapalha essa troca de informações. Chega uma hora em que, sem conseguir trabalhar direito, as células nervosas incumbidas de brecar o apetite agonizam até a morte.

Na tentativa de interromper esse ciclo, Cintra inoculou, por meio de uma cânula, o ômega-3 no cérebro dos roedores, confirmando que o ácido graxo reverte o processo inflamatório e restabelece a atividade celular. Por fim, suplementou a dieta das cobaias com óleo de linhaça. “Uma dose baixa do ômega já reduz a inflamação cerebral, a velocidade de engorda e a gordura visceral nos animais. De quebra, ainda aumenta seu gasto energético”, diz ele. “Regular a saciedade é fundamental para manter o peso, já que isso evita a fome excessiva e os abusos calóricos”, opina a fisiologista da nutrição Regina Watanabe, da Universidade Federal de São Paulo.

Agora, a pergunta que não quer calar: será que, como os roedores dos laboratórios de pesquisa, a gente também desfrutaria dos benefícios antibarriga do ômega-3? Antes que pairasse a sombra da dúvida sobre suas proezas, uma equipe da Universidade de Navarra, na Espanha, resolveu comparar o impacto de duas dietas pouco energéticas, com menos de 1500 calorias diárias, na queima dos quilos extras e na saúde de 32 indivíduos.

CONTINUE LENDO NO SITE
http://saude.abril.com.br/edicoes/0320/nutricao/conteudo_532478.shtml?pag=1

5 comentários:

Anônimo disse...

Minha sogra começou a tomar e adoru tem feito muito bem pra ela

Anônimo disse...

Eu estava tamando o Ômega 3 da Top Therm, pois sou portadora de artrite reumatóide, como ele contém o EPA que também contém óleo anti-inflamatório, fiquei sabendo que ele é fonte de emagrecimento. Estou bem informada, ou não/ Estou emagrecendo muito, estou parando de ingerir pois já estou abaixo do peso.

Anônimo disse...

Anônimo boa tarde,

em quanto tempo você começou a emagrecer, porque eu estou tomando há 3 semanas e não emagreci.

a life 1000 disse...

estou querendo tomar mais o da to therm é mto caro vc conece outro que faça os mesmos efeitos,que venha da noruega por um preço mais acessivel?aguardo respostas obrigada!

Elmy disse...

Elmy
Conheço o da forever, que é natural, alémdo olho do peixe de águas frias e das outras substâncias, tem também a babosa que é antioxidante e possui muitos benefícios à saúde. Ele está mais barato um pouco do que o da Top Therm e é importado também.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...