quarta-feira, 21 de julho de 2010




por Nadia Rodman, RD
Chá Verde - A Melhor escolha para seu inverno

Você procura uma bebida que a esquente neste inverno? Experimente fazer uma escolha rica em antioxidantes, como o chá verde.  Talvez essa não seja a sua primeira escolha para uma bebida quente nesta estação, contudo mais de cem estudos investigaram seus potenciais benefícios para a saúde e descobriram que o chá verde é cheio de antioxidantes que ajudam a proteger o organismo contra várias doenças. O chá verde tem sido associado a benefícios para a saúde, como por exemplo, ajudar a prevenir o câncer e o Alzheimer e até na perda de peso.

Mas, o que são antioxidantes?

Nosso corpo produz moléculas oxidantes instáveis, mais conhecidas como radicais livres. Nem todos os radicais livres são ruins. Alguns ocorrem naturalmente no corpo; outros, no entanto, são gerados através do consumo de cigarro, poluição e produtos químicos. Fora de controle, os radicais livres podem danificar as células vizinhas e esse dano está associado ao câncer, doenças do coração, envelhecimento e outras doenças degenerativas.

Porém, como os radicais livres são necessários e fazem parte do nosso sistema, o corpo tem múltiplas defesas que trabalham para combater danos excessivos. Antioxidantes encontrados em frutas e vegetais são uma das melhores defesas. Eles encontram e neutralizam os radicais livres para reduzir ou até ajudar a prevenir alguns dos estragos que podem causar.

Quanto chá verde devo consumir?

Pesquisas sugerem que você pode melhorar seu nível de antioxidantes ingerindo de uma a seis xícaras por dia de chá verde. Muitas das pesquisas realizadas até o momento trataram sobre o chá verde, entretanto, as mais recente encontraram antioxidantes similares também em outros tipos de chá. Você conseguirá um nível suficiente de antioxidantes bebendo também chá branco, verde, preto ou oolong (resultado de um processo intermediário entre o verde e o preto), mas não espere obter os mesmos benefícios dos chás gelados vendidos prontos, pois contêm quantidades insignificantes de antioxidantes.

Tomar chá desidrata?

Você pode estar preocupada pensando que beber essa quantidade de chá irá desidratá-la. Na verdade, a cafeína contida no chá é muito pequena para levar à desidratação. Você pode contar o chá como parte de sua ingestão diária de água. Desse modo, se você estiver com vontade de experimentar algo diferente que não apenas água, faça do chá verde sua primeira escolha neste inverno!

E quanto à perda de peso?

Significativamente, a perde de peso a longo prazo será um resultado de dieta e exercícios regulares, mas, como estudos têm demonstrado, o chá verde pode ser um bom complemento ao seu plano de dieta para ajudar na perda de peso.
Resumindo... Desfrute do chá verde como parte do seu estilo de vida saudável!



3 comentários:

Malu disse...

Bom dia!! Só é bom lembrar que chá verde tem muita cafeina.. o que te ingerido em grande quantidade pode causar dores no estomago e diarreia.

Eu não posso com isso.. nem chá verde, nem café.. é tomar e ir pro banheiro na hora...

Graci Baiana disse...

Ótimas dicas Flor!
Beijão...

Duda Diet disse...

Ro que saudade.Nossa tu tá cheia de seguidoras, que coisa boa. E daí como vai tudo, por esses dias que passou era aniver da tua filhota né??? Espero que não tenha jacado, aiaiaiai. Amor, um bjão pra ti.

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